sábado, 21 de março de 2015

EMERJ E TJ COMEMORAM O MÊS DA MULHER

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com a participação do diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, aconteceu a “Semana Especial de Combate à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero contra a Mulher”, evento promovido pelo TJRJ, de 09 a 13 de março, com várias campanhas, dentre elas, a “Justiça pela Paz em Casa”, a “Ação Global no Dia Internacional da Mulher”, o “Projeto Violeta” e a “A Nova Lei do Feminicídio”.
 
A EMERJ, como Escola de excelência e que abraça com ênfase essa causa, irá promover no dia 27 de março, no seu Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, a palestra “Violência Contra a Mulher: Da Legitimação à Condenação Social”. E nos dias 06, 10, 13, 17 e 27 de abril, o curso multidisciplinar sobre “Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha”, exclusivamente para magistrados.
Através de campanhas como essas promovidas pelo TJRJ e a EMERJ, busca-se a solução de conflitos, a paz, o desenvolvimento e o avanço do papel da mulher na sociedade. E hoje está surgindo um novo olhar sobre este papel. Uma das maiores conquistas talvez esteja no mercado de trabalho. Hoje, na Escola da Magistratura, no Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura do Rio 68% dos inscritos são mulheres.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DA LEGITIMAÇÃO À CONDENAÇÃO SOCIAL


DELITOS CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL